Casa Comunitária de Sementes "Mãe Terra"

Com a ampliação das discussões sobre as sementes Crioulas no Sul de Minas, surgiu a demanda por um espaço em que agricultores(as) pudessem armazenar e preservar as suas sementes. A partir da demanda e por meio de uma parceria entre o IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes e a Orgânicos Sul de Minas e apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) a Casa Comunitária de Sementes “Mãe Terra” foi montada e começou seu funcionamento em março de 2017.

Entre os objetivos da Casa de sementes, podemos destacar o resgate e a preservação dos recursos genéticos do Sul de Minas; possibilitar espaço de armazenamento de sementes crioulas e/ou orgânicas dos agricultores vinculados a Orgânicos Sul de Minas; estabelecer condições para as trocas de sementes entre os(as) agricultores(as) entre outros.

A Casa de Sementes “Mãe Terra” está localizada na Fazenda-Escola do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes e conta com uma câmara fria e outros vários equipamentos financiados pelo CNPq. Espera-se que além do armazenamento, a casa possa possibilitar condições para a realização de testes de vigor e germinação, limpeza, pesagem, seleção e embalagem de sementes.

Veja no OPAC Sul de Minas o horário de atendimento e as normas de uso da casa de Sementes “Mãe Terra” para contribuir nas ações de multiplicação e preservação das sementes.

Fonte: O Sistema Participativo de Garantia do Sul de Minas / Aloísia Rodrigues Hirata; Luiz Carlos Dias da Rocha; José Aloizio Nery. / Pouso Alegre: Ifsuldeminas, 2020.

Ilustrações: Dionísio Porfírio Alves

Arte: Davis Antony de Sousa