Circuito Sul Mineiro de Agroecologia

O Circuito Sul Mineiro de Agroecologia surgiu logo após a constituição da Orgânicos Sul de Minas numa proposta que buscava a aproximação entre os membros da Orgânicos e a construção do conhecimento agroecológico por meio da soma de experiências entre os agricultores(as).

O Circuito Sul Mineiro de Agroecologia consiste na realização de dias de campo que acontecem na propriedade de um(a) agricultor(a), responsável por compartilhar sua experiência com a produção orgânica e agroecológica.

Até o momento, temas como café orgânico com produtividade, certificação participativa de áreas novas, plantio direto sobre a braquiária, cultivo orgânico de tomate, cenoura e morango, compostagem Biodinâmica, produção de sementes, produção de mel orgânico e a produção de banana orgânica já foram abordados por diferentes agricultores em diversos municípios sul mineiros.

No mesmo dia, evento proporciona a integração com as instituições parceiras, com apresentação de temas de interesse dos agricultores como a construção de fossa séptica de evapotranspiração, pintura ecológica cores da terra e custos de produção de café orgânico já foram apresentados pela EMATER-MG. Além destes temas, as trocas de sementes crioulas são estimuladas como forma de fortalecer as ações da Casa de Sementes “Mãe Terra” e estimular a multiplicação e preservação das sementes crioulas na região.

Fique atento à agenda do Circuito Sul Mineiro de Agroecologia, prepare as suas sementes e participe.

“No orgânico a gente compartilha, a gente não tem medo de expor e tem companheirismo. Somos uma equipe onde todos trabalham juntos” (Ederson Ferreira - ABAL).

Fonte: O Sistema Participativo de Garantia do Sul de Minas / Aloísia Rodrigues Hirata; Luiz Carlos Dias da Rocha; José Aloizio Nery. / Pouso Alegre: Ifsuldeminas, 2020.

Ilustrações: Dionísio Porfírio Alves

Arte: Davis Antony de Sousa