Serras Verdes
Associação de Produtores Orgânicos e Biodinâmicos Serras Verdes
A Associação de Produtores Orgânicos e Biodinâmicos Serras Verdes, sediada no município de Córrego do Bom Jesus-MG, é uma entidade de agricultores familiares que se destacam na produção de vagem, milho, feijão, ervilhas, morango, cenoura, tomate, inhame e sementes. É uma associação com quase 15 anos de experiência que nasceu por meio de agricultores que faziam parte da Orgânicos da Mantiqueira (uma associação de agricultores orgânicos e empresários do município de Gonçalves/MG).
Os agricultores da Associação Serras Verdes são também vinculados à Associação Biodinâmica-ABD em Botucatu-SP, onde foram certificados pelo sistema participativo, no OPAC ABD Botucatu por 3 anos. Desenvolvem um forte trabalho de cultivo, preservação e multiplicação de sementes crioulas juntamente com a ABD, promovendo e estimulando há 10 anos a Festa das Sementes Crioulas e Biodinâmicas do Sul e Minas. A festa é um evento voltado para a preservação, multiplicação, capacitação e troca de sementes orgânicas e crioulas.
A Associação faz parte da Orgânicos Sul de Minas desde a sua constituição, sempre contribuindo com os processos de integração e construção do conhecimento Agroecológico. Realiza etapas do Circuito Sul Mineiro de Agroecologia, compartilhando seus conhecimentos sobre a produção de tomate, cenoura, morango orgânicos e abelhas sem ferrão.
Desde 2017, agricultores e agricultoras têm suas unidades de produção certificadas pelo OPAC Sul de Minas e com isso intensificou ainda mais a participação e integração com a Rede Orgânicos Sul de Minas. Atualmente, são 09 agricultores certificados pelo OPAC Sul de Minas, todos moradores do município de Córrego do Bom Jesus na comunidade rural Campo dos Raposos.