A OSM

Central das Associações de Produtores Orgânicos do Sul de Minas

A Central das Associações de Produtores Orgânicos do Sul de Minas, conhecida como “Orgânicos Sul de Minas” foi constituída em 2012 e nasceu da articulação entre as organizações dos agricultores orgânicos existentes, Instituto Federal do Sul de Minas, EMATER-MG e Ministério da Agricultura (MAPA). A Certificação Participativa foi o principal tema agregador, mas não o único. A formação de uma rede agroecológica que proporcionasse a valorização dos saberes locais, a construção coletiva do conhecimento agroecológico e a conquista de mercados mais justos para os alimentos orgânicos também foram objetivos centrais para a formação desta rede que uniu várias organizações de agricultores orgânicos. Atualmente, congrega 8 associações, 2 cooperativas e 6 grupos informais de diferentes municípios, abrangendo uma extensa área do território da região, com maior concentração no extremo Sul do Estado.

A Construção do Conhecimento Agroecológico

“Essa é a grande beleza do sistema, pois os grandes ensinamentos da produção orgânica não serão encontrados em livros e sim com os agricultores. O sistema nos dá a oportunidade de nos encontrarmos e aprendermos com estes grandes mestres.” (Ramon Senra - Apom)

Circuito Sul Mineiro de Agroecologia

Encontro de Formação de Coordenadores do OPAC Sul de Minas

Casa Comunitária de Sementes “Mãe Terra”

Núcleo de Estudos em Agroecologia e Entomologia Raiz do Campo

Fonte: O Sistema Participativo de Garantia do Sul de Minas / Aloísia Rodrigues Hirata; Luiz Carlos Dias da Rocha; José Aloizio Nery. / Pouso Alegre: Ifsuldeminas, 2020.

Ilustrações: Dionísio Porfírio Alves

Arte: Davis Antony de Sousa