OPAA
Organização de Produtores Agroecológicos do Alto do Rio Grande
A ideia nasceu nos encontros entre produtores que buscavam ampliar a troca de saberes e técnicas para produzir alimentos de qualidade baseados nos princípios agroecológicos. Foi cultivada em um curso de biodinâmica e se materializou junto com a necessidade de se ter uma associação para fortalecer os valores culturais locais. Surgiu então, timidamente, no dia 13 de fevereiro de 2016, em meio à zona leiteira de Arantina-MG e Andrelândia-MG a Organização de Produtores Agroecológicos do Alto Rio Grande (OPAA).
Cresceu pela soma da mistura de olhares de origens diversas, com o objetivo de preservar e explorar todo o potencial e abundância da biodiversidade e do clima de estações marcadas característico dessa extremidade da Mantiqueira. Aos poucos foram se unindo produtores de mandioca, amora, morango, mangarito, pupunha, macadâmia, mirtilo, lúpulo e outras culturas não tão convencionais, valorizando a pluralidade do grupo, que se destaca tanto pelo resgate dos cultivos de herança, quanto de espécies poucos difundidas.
Em 2020, somos 6 produtores certificados pelo OPAC Sul de Minas e 4 iniciando um novo ciclo, agregando força e dinamismo entre os integrantes e ajudando a semear a sabedoria adquirida. Atualmente, a OPAA tem sua sede em Arantina e está presente em Andrelândia, São Vicente de Minas, Serranos e Santa Rita de Jacutinga.
Propriedades Certificadas
Fazenda Nova
Produtores: Carolina e Keith
Cidade: São Vicente de Minas
Onde comercializa: Rio de Janeiro (online)
Sítio Ribeirão
Produtor: Marcelo Rodrigues
Cidade: Serranos
Onde comercializa: São Vicente de Minas, Andrelândia e Arantina