APANFÉ

Associação de Produtores de Agricultura Natural de Maria da Fé

A APAN-FÉ (Associação de Produtores de Agricultura Natural de Maria da Fé) tem uma longa caminhada no movimento da agricultura orgânica. Foi constituída em 1999, por um grupo de agricultores que iniciou a conversão do manejo da produção, seguindo, inicialmente, os princípios da agricultura natural, por meio da Fundação Mokiti Okada. Posteriormente, passaram a acrescentar os ensinamentos da agricultura biodinâmica como orientação para a produção, pelo Instituto Biodinâmico e da Associação Biodinâmica.

A associação participa da Orgânicos Sul de Minas desde a sua fundação, participando e colaborando em todos os momentos de discussão, sendo decisiva sua atuação na elaboração de documentos e articulação para formação dessa rede. Sua produção é voltada para a horticultura, fruticultura, agroindústria coletiva para processamento da produção de seus associados e, ainda, tem forte trabalho de conscientização, multiplicação e produção de sementes orgânicas.

Atualmente, 16 famílias fazem parte da APAN-FÉ, sendo 10 o número de unidades de produção certificadas pelo OPAC Sul de Minas. Sua Missão é “Produzir alimentos saudáveis através da agricultura biodinâmica e orgânica, garantindo a sustentabilidade dos produtores”